quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Avaliação de Geografia - 4º ano

Avaliando  Geografia

Nome : _______________________________________  Data: ___/___/__


1- Escreva V para as frases verdadeiras e F para as falsas:

(    ) No espaço urbano pode-se ver mais elementos da natureza do que os elementos realizados pelo homem.
(    ) A administração do município é feita pela Prefeitura Municipal e as leis são feitas pela Câmara dos Vereadores.
(    ) O município é uma divisão territorial do estado que tem governo e leis próprias.
(    ) No espaço rural, a paisagem também pode ser bastante modificada pelas pessoas, mas o número de construções é bem menor.

2- Escreva o que você entende sobre o que é zona urbana:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Agora, descreva sobre o que é zona rural :

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Cite alguns serviços públicos que os bairros devem ter para que as pessoas possam viver melhor :
______________________________________________________________________________________________________________________________

5- Qual é a lei que define os limites do Município ?


6-  É possível encontrar áreas urbanas fora do Perímetro urbano definido pela lei ? Por que?

______________________________________________________________________________________________________________________________

7- a)Em que município você mora ? ___________________________________

b) Em que estado ele fica? _________________________________________

Avaliação de Ciencias - 4º no


                                                                                   AVALIAÇÃO  DE  CIÊNCIAS

   NOME: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________________________________

  4º ANO     PROFª: _________________  DATA: _____/_____/2011  -  CONCEITO:______

FAÇA TUDO COM CAPRICHO E ATENÇÃO ! BOA SORTE !
_____________________________________________________________________________________1- Numere a segunda coluna de acordo com a primeira :

( 1) sangue                   (      ) funciona como uma bomba.

( 2 ) coração                 (      ) processo que leva o ar para dentro dos pulmões.

( 3 ) veias                      (      )  levam o sangue e os nutrientes para o corpo.

( 4 ) pulmões                 (      ) onde o sangue absorve o oxigênio e deixa o gás carbônico.
( 5 ) respiração                                 
                                       (      ) levam o sangue do corpo para o coração.
_____________________________________________________________________________________
2- Complete :

a) O sistema urinário é formado pelos seguintes órgãos: ____________________________________________________,_________________________e_____________________________

b) As ___________________ levam o sangue do coração para todo o corpo e as ___________levam o sangue do corpo para o coração.

c) Na respiração há uma troca de gases : quando ar entra pelo corpo leva o gás ______________________________  e quando ele sai elimina o _______________________________________________________________________________________________________

3- Escreva duas funções do sangue : ________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

4- Descreva o caminho que o ar percorre em nosso corpo até chegar aos pulmões, isto é por quais órgãos ele passa: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________

5- Como é formada a urina? _________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Explique a frase: “Os sistemas do nosso corpo funcionam em conjunto.” ( VERSO)

PAPAGAIADA

Papagaiada

Num domingo de manhã, dezessete papagaios estavam sendo empinados por dezessete meninos.
____ Olha o meu !
____ O meu está mais alto !
____ Solta a linha do seu !
Os meninos conversando nem estavam sabendo que lá no alto os papagaios também conversavam entre eles.
____ Puxa! ____ falava um deles tremendo todo. ____ Esta é a primeira vez que eu estou conseguindo subir. É uma tremenda curtição!
____ Ele está é morrendo de medo ____ gritou um outro com mais horas de voo.
____ O que atrapalha é o fio.
____ Por isso é que eu nunca vou chegar perto das estrelas.
____ É difícil chegar até a lua amarrado deste jeito.
____ É só cortando o fio que se pode chegar até o Sol.
O vento, que desde o começo estava escutando a conversa, resolveu fazer uma brincadeira com os papagaios. Concentrou-se, respirou fundo, segurou todo o ar que podia e vrummmmmmmmm ... rummmm ... rummmm ... mmmm ... mm ..., com um único sopro arrebentou todas as linhas e mandou a papagaiada toda pelos ares.
É evidente que os papagaios, logo que se viram soltos, se assustaram e começaram a gritar:
____ Socorro! Quem vai nos trazer de volta?
Mas o vento, que sabia o que estava fazendo, pensou:
____ Eta  papagaiada medrosa! ____ e logo parou de soprar.
E assim os papagaios foram descendo mansamente de volta para os meninos, que estavam correndo pra lá e pra cá esperando por eles.

Liliana e Michele Iacocca

1 - Interpretação do texto:

1-      No início do texto ficamos sabendo:
a)      Meninos estavam brincando de quê?
b)      Quando, em que dia e hora, a brincadeira estava acontecendo ?

2-      Todos os papagaios estavam sendo empinados pela primeira vez ? Como você sabe?
1-      Os papagaios reclamavam dos fios que os prendiam. Eles queriam ir até onde?

2-      Você acha que os papagaios queriam mesmo ficar livres dos fios? Explique.

3-      Qual era a opinião do vento sobre os papagaios?

4-      Como os papagaios se sentiram?

5-      E os meninos, como  devem ter ficado ao verem seus papagaios soltos?

 2 – Sobre o texto, complete:

         a) Quantos parágrafos tem ? ______ parágrafos.

         b) Quantas frases tem o 12º parágrafo? ______ frases.

         c) Quantos travessões aparecem no início dos parágrafos? O que eles    
               indicam ?

         d)Quantos travessões aparecem no meio do parágrafo? Por que?

3- O que quer dizer ?

a) papagaiada : _______________________________________________

b) mais horas de voo: __________________________________________

c) concentrou-se : _____________________________________________

4- Observe :     papagaio – papagaiada
Forme com o sufixo ada, a palavra que indica:

a) Um grande número de meninos e meninas: ______________________

b) Um grande número de crianças: ________________________________

c) Um montão de dinheiro : ____________________________________

d) Um monte de papel: ________________________________

ESTÁ MAIS DIFÍCIL RESPIRAR NAS CIDADES

Leia a notícia:

Está mais difícil respirar na cidade

         Embora ainda não existam estatísticas que possam indicar se os altos índices recentes de poluição fazem aumentar o número de internações, a diretora, Maria Tereza Costa, do Hospital Infantil Jesus, afirma que nos últimos cinco anos, a cada 200 internações, 60 são decorrentes de doenças respiratórias.

PROBLEMAS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO :

         OLHOS : Coceira e irritação.

         BOCA : Secura.

         SISTEMA RESPIRATÓRIO: Dificuldade de respiração, principalmente para quem sofre de asma e bronquite eacelera a respiração.

         PELE : Alergias; ressecamento; coceira; envelhecimento antes do tempo.

         O monóxido de carbono e o gás carbônico, que saem dos escapamentos dos veículos, prejudicam a capacidade do sangue oxigenar todas as partes do corpo.
         Quando inalados, os gases prejudicam o movimento dos cílios da traqueia, cuja função é expelir as impurezas que chegam aos pulmões. Isso provoca acúmulo de secreção no pulmão.

Texto adaptado para fins pedagógicos:
O Globo, 17/04/1996

Responda as questões :

a) Nesta notícia, você encontra o nome de alguns órgãos do sistema respiratório. Quais são eles?

b) Os gases poluentes prejudicam a saúde do sistema respiratório? Justifique sua resposta.

c) Escreva dois problemas que a poluição do ar pode causar à população.

Brasil das belezas

Texto 1 :
Brasil das belezas

        Nossa terra brasileira é um país muito bonito. Muitíssimo bonito. Ainda é, graças ao que sobrou de nossas imensas matas verdes, cheias de flores e frutos. Seus mares, às vezes verdes, às vezes azuis, de águas límpidas. Antigamente cheios de baleias soprando a água e de golfinhos dançando sobre as ondas. Nossos rios descomunais foram muito poluídos, mas ainda guardam uma peixaria imensa. Nossos céus azuis são a alegria da passarada inumerável, de todo colorido.
        Assim era o Brasil, a província mais linda do planeta. Mas desde a chegada do europeu, vem enfeiando demais. A verdade é que nós, brasileiros, não tratamos bem de nossa morada. Acabamos com milhares de espécies animais, grandes e pequenas, para criarmos, em lugar delas, aquelas poucas que nos são mais úteis, como as vacas, os cavalos, os jumentos, as cabras, os porcos, as galinhas, os patos, os perus, etc. acabamos também com imensas matas e campinas, a fim de plantar capim para os bichos ou lavouras para nossa comida. Isto, ainda que triste, é explicável. Adaptávamos as terras e as águas às nossas necessidades. Mas sempre se deixavam, aqui e ali, alguns bosques florestais, em que se podia ver como o Brasil foi bonito.
        Ultimamente, as coisas pioraram muito. As fábricas esfumaçando gases fétidos e vomitando ácidos nojentos nos rios. As lavouras abusando dos desfolhantes, inseticidas e fertilizantes químicos, em quantidades cada vez mais espantosas, estão envenenando as águas que estamos bebendo, poluindo os vegetais que comemos, acabando com os peixes e com os animais silvestres. As aves, antes, eram tantas, que escureciam o céu quando voavam. Hoje, quase acabaram, nas terras e nos mares.
        O certo é que vivemos desfazendo e apodrecendo o mundo belo que herdamos dos índios. Que será dos netos de nossos netos, se isso continuar? É preciso evitar o desastre previsível, defendendo agora as condições necessárias para que os verdes floresçam e os bandos de bichos silvestres se refaçam. Sem muita vida vicejante, nossa gente humana também sucumbirá. Um século mais do tipo de ocupação que fazemos destruirá toda a prodigiosa natureza brasileira.
        Assim como acabamos com a imensidão da Floresta Atlântica, acabaríamos também com a Amazônia, que é o pulmão da Terra, seria um suicídio feio, fruto da ignorância e da ganância.

Noções das coisas- Darcy Ribeiro. SP
 Vamos estudar o texto?

Primeiro é muito importante que você entenda tudo o que leu, por isso, risque as palavras que não conhece e faça uma pesquisa no dicionário para saber o seu significado. Essa atividade é muito importante para que você enriqueça o seu vocabulário!

1.. Dê os sinônimos de:

Turvas – rara – florescerá - destruirá

2. O que você entende quando se fala que
“...destruir a Amazônia é fruto da ignorância e da ganância...”

3. Por que será que o autor desse texto chamou a Floresta Amazônica de “Pulmão do mundo”?

4. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?  Quem o escreveu?

5.Que tipo de texto é esse?

(       ) narrativo                (       ) informativo          (       ) poético                  

6. Quem é o “europeu” citado no texto? Quando ele chegou ao nosso continente?

7. Quem habitava as terras brasileiras antes da chegada do “europeu”?

8. Quantos anos equivale a “um século”?


Avaliação de Geografia

Avaliando  Geografia

Nome : __________________________________________  Data: ___/___/__


1- Escreva V para as frases verdadeiras e F para as falsas:

(    ) No espaço urbano pode-se ver mais elementos da natureza do que os elementos realizados pelo homem.
(    ) A administração do município é feita pela Prefeitura Municipal e as leis são feitas pela Câmara dos Vereadores.
(    ) O município é uma divisão territorial do estado que tem governo e leis próprias.
(    ) No espaço rural, a paisagem também pode ser bastante modificada pelas pessoas, mas o número de construções é bem menor.

2- Escreva o que você entende sobre o que é zona urbana:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Agora, descreva sobre o que é zona rural :

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Cite alguns serviços públicos que os bairros devem ter para que as pessoas possam viver melhor :
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________

5- Qual é a lei que define os limites do Município ?


6-  É possível encontrar áreas urbanas fora do Perímetro urbano definido pela lei ? Por que?

______________________________________________________________________________________________________________________________

7- a)Em que município você mora ? ___________________________________

b) Em que estado ele fica? _________________________________________

Avaliação de História - 4º ano

                            Avaliando  História/Geografia

Nome : ______________________________________ Data: ___/___/__


1- Observe o mapa e faça o que se pede:                                   

                                                                                           
a) Esse é o mapa do _______________                     

b) O estado em que você mora chama-se :

________________________________

c) Localize esse estado no mapa e pinte-o de amarelo . 





  2- Marque V para as frases que forem verdadeiras  F para as falsas:

(    ) Quem governa os estados são os governadores e os municípios são os vereadores.

(    ) Minas Gerais é o estado que possui o menorr número de municípios .

(    )  O prefeito governa o município e o governador , o estado.

(    ) O conjunto de vários municípios forma o estado e a reunião desses estados formam o país.


3-     Complete corretamente as frases:

a)     As  especiarias eram encontradas num país chamado : ____________________

  b) O Brasil foi colônia de Portugal durante __________ anos.

b)     Os dois países que fizeram o Tratado de Tordesilhas foram :

       ______________________ e _________________________

d) As principais atividades  econômicas do período do Brasil colônia foram :

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________


4-     Responda :

A)    Para que foram criadas as Capitanias Hereditárias?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

B)    Explique o que quer dizer esta frase : O Brasil foi colônia de Portugal

 ___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

C)  O que eram os quilombos ?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


D) Quem foram os Bandeirantes ?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


E) Quem foi o mais conhecido rei do Quilombo de Palmares e por que ele ficou tão conhecido ?

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________